Antônio

Antônio

sábado, 18 de junho de 2011

Afinal, o que é a Mielomeningocele?

A definição de Mielomeningocele, é facilmente encontrada no "Doutor Google", a que acho mais completa e de fácil entendimento é essa:

"A mielomeningocele constitui uma malformação congênita do sistema nervoso que ocorre no primeiro mês de gestação, ou seja, antes mesmo que a maioria das mulheres percebam que estão grávidas. Ela é a expressão mais grave da chamada falha de fechamento do tubo neural do embrião. Neste defeito, as estruturas da porção posterior da coluna vertebral não se fecham adequadamente, o que leva à exposição em graus variados do conteúdo do sistema nervoso da região afetada. Na mielomeningocele, a falha do fechamento ósseo forma uma saliência cutânea com exposição da medula espinhal e meninges na região lombar ou torácica".

Antônio tem mielo na região lombar.

Para simplificar bem o problema, basta saber que na altura da lesão para baixo, existe um certo comprometimento, então, quanto mais alta a lesão, mais estruturas poderão não funcionar como deveriam.

Antes de Antônio nascer, ficava me perguntando o que me esperaria. Questionei várias vezes minha capacidade de cuidar de uma criança especial. Por muitas vezes queria que ele nunca saísse de minha barriga. Com o tempo tudo se acerta, hoje, as vezes me esqueço que ele tem algum problema. Graças a Deus o cognitivo dele é perfeito. Ele tem desenvolvimento normal.

Quando ele fez 2 meses, fiz a seguinte homenagem a ele no Facebook. Acho que ela resume exatamente como me sinto HOJE em relação ao problema de meu filho:

"Para Deus presentear a terra com uma criança especial, primeiro ele prepara um ventre iluminado... Depois Ele escolhe uma mulher forte o bastante para saber lidar com esta benção... Depois ensina o amor incondicional a esta mulher! Por isto bendito é o ventre que gera uma criança especial e abençoada é você entre mil mulheres, assim como um dia foi Maria a mãe da mais especial de todas as crianças, que habitaram este mundo, tão pouco generoso, tão incapaz de aceitar as diferenças. Serei sempre ciente de que sou uma privilegiada por Deus e jamais penalizada... Recebi uma criança que tem capacidade de amar mais que qualquer outra que se julga normal, e se amar sem limite é defeito, sejamos todos defeituosos de amor! Obrigada meu Deus, por ter me escolhido!"

Se você é uma das escolhidas, lembre-se que Deus sabe de todas as coisas. Se você espera ou tem um filho especial, significa que você uma mãe que tudo suporta, que muito ama.

Para maiores informações, segue o link de um site que mostra, inclusive com animações, o mecanismo da mielomeningocele e da hidrocefalia.

http://www.hidrocefalia.com.br/saiba_mais.htm#hidro

4 comentários:

  1. Muito Bonito seu Blog. Gostaria que seguisse o meu tambem. Desde Já, agradeço! http://blogeficiencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, que bom que nos encontrou, estou seguindo seu Blog tb. Se precisar de qualquer coisa é só me mandar um e-mail. Abraço

      Excluir
  2. Olá, tudo bem, meu nome é Cláudia tenho uma benção que tamb´m nasceu com mielo o nome dela é Clarissa, é um espetáculo só, está hoje com 1 ano e 8meses, ainda não anda, mas eu sei que tudo de melhor aconteceu com ela desde da fecundação ainda no meu ventre e Deus nunca faz nada pela metade. Adorei o seu blog sempre que posso vejo tudo as evolução de Antônio. Eus ei que não é facil mas Deus tem planos p/ gente, basta crê. Beijos.

    ResponderExcluir