Antônio

Antônio

sexta-feira, 23 de março de 2012

Prevenção de Úlceras de Pressão

Hoje, conversando com a Valéria, mãe do Dudu, ela me perguntou se existia alguma medida para evitar feridas na escoliose do filhote dela. Tem sim! Vamos lá.

Antônio tem uma escoliose importante, o desvio é perceptível ao toque, ao olhar e representa um ponto de pressão, pois, hoje ele já se senta. No caso dele que será cadeirante, esse é um dado que não podemos deixar de lado, para que não surja as chamadas úlceras de pressão. Vamos a definição dessa danada:

A úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. A úlcera de pressão se desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado. O local mais freqüente para o seu desenvolvimento é na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco.

Essa úlcera, pode se complicar muito, por isso a importancia de evitar que tais feridas aconteçam.

Existem as medidas de higiene que são: manter o local sempre limpo, trocar as fraldas com frequencia, manter os pontos de presão sempre hidratados, evitar fazer fricção nos pontos de pressão.

Um método muito eficiente também é o uso de um curativo especial chamado Hidrocolóide, ele parece um gel e evita que a fricção ocorra, previnindo as feridas.

Sua troca vai depender do estado do curativo. Se a ferida estiver aberta, a troca deve ser diária. Se for só para prevenção, sugiro a troca semanal.


O valor varia muito e é bom pesquisar. Nesse SITE você coloca seu CEP e ele vai indicar quais os locais próximos onde você pode encontrar o Curativo Hidrocolóide.

Bom, é isso, mais uma coisa para prestarmos atenção, mas que vale muito a pena a prevenção.

Um beijo a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário